Home Blog

Geração Distribuída: O que é e quais as suas vantagens?

Geração Distribuída: O que é e quais as suas vantagens?

Nos dias de hoje existem diversas formas de gerar e distribuir energia, mas antes de entender sobre o que é a Geração Distribuída e como ela funciona, é importante conhecer como é a rede de distribuição de energia no Brasil e como ela atua.

Antes da Geração Distribuída, como é a distribuição de energia elétrica no Brasil?

As redes de distribuição de energia elétrica no Brasil são formadas por um amplo sistema que leva a energia de onde ela é gerada até o lugar onde ela será consumida. Sendo divididas, basicamente, em três tipos de linhas: de alta, média e baixa tensão.

As empresas distribuidoras de energia, públicas ou privadas, são as responsáveis pela entrega da energia através dos fios condutores, transformadores e equipamentos de medição, controle e proteção das redes elétricas.

Sendo as principais fontes de energia utilizadas no Brasil, a Hidrelétrica (65%), Gás Natural (9,3%), Eólica (8,6%) e Biomassa (8,4%) e outras fontes (8,7).

Matriz elétrica brasileira


Entendendo o que é a Geração Centralizada ou Convencional

Assim, no mercado de energia elétrica, o processo de distribuição descrito acima é conhecido como Geração Convencional ou, também, como Geração Centralizada.

Geração centralizada ou convencional

E o que realmente é a Geração Distribuída?

A Geração Distribuída foi criada no Brasil em 2004 mas só se tornou acessível em 2012, permitindo que os consumidores pudessem gerar a sua própria energia elétrica.

Portanto, é uma nova forma de geração de energia elétrica, onde sua principal característica é que a energia é gerada no mesmo local ou próxima dos consumidores e dentro da rede da distribuidora que aquele consumidor se encontra.

Quais as vantagens da Geração Distribuída?

A Geração Distribuída, além de ser uma nova modalidade de gerar e distribuir energia, traz consigo inúmeras vantagens quando comparada à geração convencional:

Redução de perdas técnicas: uma vez que descentraliza a geração, a energia pode ser produzida no mesmo lugar onde vai ser consumida ou perto dos centros de consumo. Evitando o transporte de energia por longas distâncias, reduzindo as perdas técnicas de energia e tornando o sistema elétrico mais eficiente.

Ampliação de investimentos: a geração distribuída incentiva pessoas e empresas a produzirem sua própria energia através de capital próprio ou financiamento, evitando que o governo precise construir grandes usinas que reflete em tarifas de energia ainda mais caras.

Geração de novos empregos: Ao incentivar milhares de pequenos geradores de energia elétrica, a geração distribuída cria empregos locais e movimenta diversos setores da economia. Segundo a Absolar, só em 2021, o setor gerou 153 mil empregos, uma média de 419 admissões por dia.

Expansão da matriz energética: a geração distribuída permite uma rápida expansão da oferta de eletricidade, levando à redução do custo e ao aumento da disponibilidade de energia elétrica no país.

Energia mais limpa: a geração distribuída incentiva o uso de fontes renováveis e de baixo impacto, como a energia eólica e a solar, reduzindo a emissão de poluentes na atmosfera e tornando todo o processo mais sustentável e limpo.

Outra vantagem é que na Geração Distribuída, além de produzir a própria energia, o consumidor pode fornecer o excedente de energia para a rede da distribuidora.

Estes excedentes retornam como créditos de energia que podem ser utilizados em até 60 meses, inclusive em outras unidades consumidoras do mesmo titular, como pontos comerciais, desde que na mesma área da distribuidora.

Geração distribuída e a energia solar: mais economia no bolso

Crescimento da Geração Distribuída e da Energia Solar no Brasil

A prova definitiva de que a geração distribuída é mais vantajosa do que a geração convencional, é o crescimento exponencial que o setor vem exibindo desde que foi criado, em 2012, tanto para os microgeradores, como para os microgeradores.

Microgeradores: central geradora com potência menor ou igual a 75 kW.
Minigeradores: central geradora com potência maior que 75 kW e menor ou igual a 3 MW (para fonte hídrica) e menor ou igual a 5 MW (para fontes renováveis.

Após a regulamentação da Geração Distribuída, os micro e mini geradores de energia já ultrapassam mais de 331 mil conexões. Sendo a maioria de geradores residenciais, um ótimo sinal de sua viabilidade, e 99% dessas conexões utilizam a energia solar!

Fatores como a crise hídrica e o aumento nas contas de energia, geraram um crescimento de 39,5% dos sistemas de energia solar, até agosto de 2021, de acordo com dados da Aneel.

Segundo as entidades do setor, o potencial brasileiro para o uso de energia renovável advinda do sol é enorme. Estudos apontam que seria possível ampliar em 94% toda a matriz energética brasileira, somente com o uso de placas solares.

Os inúmeros benefícios em utilizar energia solar

A energia solar vem se destacando no mundo inteiro como umas das melhores fontes de energia renováveis, fazendo com que o Brasil atingisse 15 GW de potência por geração distribuída, oriunda de fonte solar. E há diversos motivos para isso:

São inúmeras vantagens para aderir de vez a energia solar, não é mesmo?! Mas sempre vem a pergunta “vale a pena mesmo ter energia solar residencial?”

Geração distribuída é um dos pilares da economia doméstica

Vale mesmo a pena investir em energia solar?

Como visto acima, aderir a energia solar traz muitas vantagens para quem quer economizar no fim do mês e não ficar sujeito às oscilações das tarifas energéticas e aumentos na conta de luz.

Um problema que muitas pessoas encontram na hora de realizar esse investimento, é não dispor de capital próprio para instalar o sistema de energia solar residencial, no entanto, hoje em dia, já existem soluções mais acessíveis.

É o caso da Leve Energia, uma empresa que leva créditos de energia de usinas solares parceiras até o consumidor. Ou seja, o consumidor continua usando sua energia normalmente e, no final do mês, recebe a conta de energia com os créditos já descontados, sem precisar fazer nenhum tipo de obra ou investimento.Quer saber mais como economizar no fim do mês, usando energia limpa e cuidando do planeta? Acesse leveenergia.com.br e conheça mais sobre os serviços!

Conteúdos relacionados

Meu primeiro acesso:

Ótimo, estamos prontos para começar a aproveitar as vantagens da Leve.

Vem de Leve

Acessar minha conta

Que bom ter você conosco!
Vamos leva-lo até suas vantagens

Esqueci minha senha