Home Blog

Um glossário sobre energia, leve e descomplicado

Um glossário sobre energia, leve e descomplicado

Nós queremos que você entenda tudo sobre energia solar e o que fazemos na Leve!

Para evitar qualquer dúvida, e para que você saia daqui sabendo o que precisa para começar a consumir energia solar, segue o nosso glossário leve e descomplicado. Leia abaixo!

Concessionária de energia - empresa responsável pela transmissão e distribuição de energia elétrica que abastece residências (casas, prédios, condomínios), espaços públicos e privados, comércios e indústrias. Alguns exemplos: em Minas Gerais temos a CEMIG, em São Paulo, temos a CPFL Paulista, a ENEL SP e algumas outras.

Conta de luz (ou fatura de energia) - fatura emitida pela concessionária de energia local, que traz a tarifa de energia elétrica baseada no preço definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica, e que deve ser paga pelo consumidor final de energia elétrica.

Créditos de energia solar - espécie de compensação na fatura mensal de consumo de energia elétrica pelo imóvel. É o que a Leve usa para calcular o desconto na sua fatura todo mês.

Energia compartilhada - refere-se à geração compartilhada de energia solar como método caracterizado pela junção de vários consumidores via cooperativa, consórcio ou contratação de serviço de uma usina de geração de energia compartilhada. Nesse caso, a economia de energia é gerada pela divisão dos custos da unidade geradora de energia solar entre aqueles que compartilham da energia.

Energia eólica - energia produzida a partir do vento, com a utilização de aerogeradores para produção de eletricidade, moinhos de vento para produção de energia mecânica ou velas para o impulsionamento de veleiros.

Energia hidráulica - também conhecida por energia hídrica, é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água manifestada na natureza, como nos fluxos de rios e lagos ou quedas d'água (cachoeiras).

Energia limpa - refere-se a energia produzida a partir de fontes renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera, como por exemplo, a energia solar.

Energia solar - se refere à energia proveniente do Sol, produzida em usinas solares.

Energia solar fotovoltaica - energia obtida pela conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico em uma célula fotovoltaica (dispositivo fabricado com material semicondutor).

Energias renováveis - energia proveniente de recursos naturais como sol, vento, água, etc.

Fazenda de energia solar - grandes áreas onde se instalam placas fotovoltaicas para captar a luz solar e convertê-la em energia elétrica, para ser distribuída para residências e estabelecimentos comerciais.

Gases de efeito estufa - gases que absorvem e emitem energia radiante dentro da faixa do infravermelho térmico, causando o efeito de estufa na atmosfera da Terra, como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozono.

Geração distribuída - expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima de consumidores independente da potência, tecnologia e fonte de energia.

Geração remota - modalidade de Geração Distribuída de energia em que a fonte geradora está em um local diferente do ponto de consumo.

KWh - unidade de medida usada para calcular a quantidade de energia elétrica produzida ou consumida, na qual se define o valor da conta de luz de residências ou estabelecimentos comerciais. A unidade mede quantos mil (kilo) watts (W) um aparelho gastou por hora (h) para funcionar.

Placa/painel fotovoltaico - dispositivos utilizados para converter a energia proveniente da luz do Sol em energia elétrica, compostos por células solares.

Número de instalação – número que identifica uma unidade consumidora ou registro único referente à instalação de energia elétrica de um determinado imóvel, que consta no cadastro do cliente e na fatura para identificar o local/cliente.

Recursos renováveis - determinados elementos da natureza que podem ser transformados em bens ou serviços para atender às necessidades das pessoas, como a energia solar transformada em elétrica.

Sistema fotovoltaico - tecnologia utilizada para gerar energia elétrica a partir da irradiação dos raios de sol graças ao fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico, que consiste em uma tensão elétrica produzida em um material semicondutor ao ser exposto à luz.

Usinas fotovoltaicas - complexo solar ou parque solar, é uma grande central geradora de energia elétrica através de milhares de placas fotovoltaicas ou outras tecnologias para transformar luz solar em eletricidade, com o objetivo de enviá-la a outros locais de consumo por meio de linhas de transmissão provenientes de concessionárias locais.

Conteúdos relacionados

Meu primeiro acesso:

Ótimo, estamos prontos para começar a aproveitar as vantagens da Leve.

Vem de Leve

Acessar minha conta

Que bom ter você conosco!
Vamos leva-lo até suas vantagens

Esqueci minha senha