Home Blog

Entenda como a Leve Energia funciona

Entenda como a Leve Energia funciona

Para quem deseja uma vida mais leve, simples e sustentável, o primeiro passo é começar a fazer melhores escolhas no que diz respeito ao seu estilo de vida.

Isto é, buscar ser consciente na hora de consumir produtos e serviços, inclusive quando o assunto é energia.

Pois então você está no lugar certo! Vamos detalhar abaixo as etapas do funcionamento da Leve ao fazer com que a energia solar, limpa e sustentável chegue até você. Veja.

Etapas de funcionamento

A energia solar oferecida pela Leve é produzida nas usinas fotovoltaicas, para serem injetadas junto à concessionária, que repassa os créditos de energia para a sua conta.

Ao aderir ao nosso serviço, você recebe a conta de luz já com os descontos desses os créditos relativos à energia limpa gerada.

Mas, para que isso aconteça, quais são as etapas de funcionamento?

Leve Energia - Entenda como a Leve Energia funciona.

Etapa 1: Construção das usinas de energia solar

O fornecimento de energia solar começa com a construção de uma usina.

Essas usinas precisam ser construídas em um local com bastante incidência solar, mas que seja também próximo a uma rede concessionária de distribuição de energia elétrica tradicional.

No caso da Leve, nossas usinas parceiras são construídas para atender no mínimo o equivalente ao consumo de 800 famílias, obedecendo o seu local de concessão.

Uma vez que a usina geradora de energia solar é construída, ela deve ser homologada pela na concessionária da região, quando então entra em operação e a energia passa a ficar disponível para seus clientes.

Etapa 2: Cadastro e contratação

Para aderir ao serviço da Leve e passar a consumir energia solar, é necessário fazer o cadastro de clientes na nossa plataforma. Ele permitirá a análise da região onde se localiza a unidade consumidora (se é atendida por nós ou não) e a necessidade de consumo.

Mas o que isso significa na prática?

Para obter o desconto na sua fatura, o seu consumo de energia elétrica tradicional deve ter um valor acima do mínimo normalmente cobrado pela concessionária.

Por exemplo, na concessionária de energia elétrica, independente do seu consumo, você é obrigado a pagar pelo mínimo de energia disponível, como garantia que terá energia quando precisar.

Ou seja, consumindo energia ou não, ela estará disponível para o seu local e será cobrada por um valor mínimo já estipulado pela concessionária.

No caso da Leve, quando se consome pouca energia, não é possível calcular um valor relevante de desconto para ser abatido na fatura. Sendo assim, você continua pagando o valor mínimo para a concessionária.

Por isso, é preciso que o seu consumo de energia tenha um valor relevante.

Com a Leve, a régua que dita o quanto você precisa consumir de energia elétrica é de no mínimo R$ 200,00 (duzentos reais) para valer a pena a contratação da energia limpa.

Obtendo essa validação de região e consumo, basta finalizar o cadastro e formalizar o contrato automaticamente.

Etapa 3: Validação junto à distribuidora de energia

A Leve fica responsável por entrar em contato com a distribuidora e fazer a validação de dados e possibilidade de consumo de energia solar no local, cadastrando o cliente formalmente junto à concessionária.

Etapa 4: Início da operação

Com todas as informações validadas e contrato assinado, dá-se início à operação de distribuição de energia para o cliente.

A usina geradora de energia já em funcionamento passa a ser a responsável pela anotação de créditos de energia recebidos na unidade.

O próprio sistema da distribuidora vai abater esse cálculo de créditos na conta dos beneficiários a partir da quantidade de créditos indicados pela Leve referentes ao que foi estimado com base no consumo de cada pessoa.

Etapa 5: Faturamento e cobrança

O faturamento e a cobrança de valores acontecem da seguinte forma:

A Leve faz uma análise da conta de luz de seus clientes disponibilizada pela distribuidora de energia (concessionária), para saber o quanto da energia produzida poderá ser abatida por ela.

Em seguida, aplica um fator de desconto na cobrança que sempre será inferior à cobrança feita pela sua distribuidora tradicional de energia.

Ou seja, o cliente vai sempre economizar, recebendo um desconto proporcional à quantidade de energia consumida normalmente.

Se ele consome mais energia, ele paga menos por estar usando a energia limpa gerada pela Leve. Quanto maior o consumo, mais economia.

Mas lembre-se, você sempre terá 2 cobranças separadas, uma proveniente da sua distribuidora de energia elétrica tradicional, pagando o mínimo estipulado por ela, e a segunda fatura da Leve já com o desconto pelos créditos de energia.

O futuro da energia chegou e ele é Leve!

O nosso serviço foi especialmente criado para conectar usinas solares fotovoltaicas a consumidores residenciais ou comerciais, em imóveis próprios ou alugados, permitindo uma economia na conta de luz de até 10%, a fim de ajudar a construir um meio ambiente mais limpo.

Como você viu, o funcionamento é simples.

A contratação do serviço é feita pela nossa plataforma, de maneira totalmente digital e fácil, sem necessidade de nenhum investimento ou obra no seu imóvel.

Após a conclusão de todas as etapas, a energia limpa fica disponível e chega até a sua casa sem que você tenha que fazer nenhum esforço.

Seja simples. Seja Leve!

Conteúdos relacionados

Meu primeiro acesso:

Ótimo, estamos prontos para começar a aproveitar as vantagens da Leve.

Vem de Leve

Acessar minha conta

Que bom ter você conosco!
Vamos leva-lo até suas vantagens

Esqueci minha senha