Home Blog

Conta de luz muito alta? Causas, soluções e tarifas

Conta de luz muito alta? Causas, soluções e tarifas

Ninguém quer pagar conta de luz alta. Mas, sabia que a sua fatura pode ser uma boa fonte de informação para entender o seu consumo mensal de energia e controlar gastos excessivos?

O primeiro passo é saber por que pagamos um preço tão alto pela energia que consumimos e, assim, ter maior previsibilidade de custos e economizar.

Quando você identifica o que compõe a conta de luz fazendo a análise das tarifas aplicadas, fica mais fácil optar por soluções alternativas econômicas e sustentáveis.

Qual a razão para a conta de luz alta?

Apesar de vivermos num país de muitos rios e cujas chuvas deveriam ser abundantes dada a sua localização geográfica, persistentes períodos de seca são os maiores em 90 anos. Esse é o principal motivo para o Brasil estar enfrentando uma crise hídrica desde o ano de 2013.

Por conta disso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) teve que acionar as usinas térmicas para solucionar a demanda de energia elétrica.

Sempre que isso acontece, os custos na produção energética aumentam gerando cobranças extras nas contas de luz com as mudanças nas bandeiras tarifárias.

Durante uma crise hídrica há uma baixa nos reservatórios, que impede o país de atender a demanda anual por energia. Isso porque, no Brasil, a geração de energia hidrelétrica ainda é a principal forma de distribuição de energia (cerca de 60% da matriz elétrica brasileira).

Somado a isso, questões de ordens econômicas e ambientais, acabam impactando na hora de calcular o preço da energia.

Consequentemente, o efeito direto é no bolso do consumidor, que acaba pagando uma conta de luz alta pela energia que consome.

Mas, como reduzir a conta de luz alta, na prática?

A conta de luz pode ser considerada uma das principais despesas fixas de uma residência ou até de um estabelecimento comercial.

Segundo a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), o Brasil lidera o ranking das contas de luz mais caras do mundo.

Por conta desse impacto no orçamento, a solução é buscar formas alternativas de consumir energia e de gastar menos.

O jeito mais simples é aderir a um sistema de energia renovável, como o solar, uma solução viável para fugir da crise energética e baixar a conta de luz.

A energia solar produzida por meio da geração distribuída em usinas solares contribui para aliviar todo o sistema elétrico, é mais econômica e limpa também.

A Leve é a solução que faltava

Ao contratar um serviço de fornecimento de energia solar você tem acesso a uma fonte de energia limpa, renovável e barata, capaz de gerar uma economia real, todo mês, na sua conta de luz.

Para isso, basta você aderir ao sistema que gera créditos de energia vindos de uma fazenda solar, sem precisar fazer obras e nem instalar painéis solares na sua casa, apartamento ou estabelecimento comercial.

Com a Leve, você não precisa produzir a sua própria energia para economizar, pois nós conectamos você a usinas solares parceiras. A energia gerada nessas usinas é injetada por nós junto à concessionária, que repassa para a sua conta já com os descontos dos créditos de energia.

Quer saber mais como funciona? Entre em contato conosco. Com a Leve, a contratação do serviço é rápida, 100% digital e sem nenhuma complicação.

Seja livre. Seja simples. Seja Leve.

Conteúdos relacionados

Meu primeiro acesso:

Ótimo, estamos prontos para começar a aproveitar as vantagens da Leve.

Vem de Leve

Acessar minha conta

Que bom ter você conosco!
Vamos leva-lo até suas vantagens

Esqueci minha senha