Home Blog

Consumo consciente. O que significa?

Consumo consciente. O que significa?

O consumo consciente está em pauta sendo, cada vez mais, uma escolha de quem se preocupa com o futuro do planeta. Mas, você sabe o que significa esse conceito e quais as práticas envolvidas nele?

O conceito de consumo consciente é uma derivação do consumo sustentável, que consiste em fazer escolhas pensando sempre no mínimo impacto ao meio ambiente, à sociedade e à economia.

Quanto às práticas envolvidas, abraçar este conceito é mais simples do que se imagina e os benefícios são vários, como evitar o desperdício, não só de bens de consumo, como também de alimentos, energia e até de dinheiro.

Muitas pessoas já aderiram à mudança em sua maneira de consumir produtos e serviços, incorporando novos hábitos em casa e no trabalho, apenas expandindo a consciência sobre a sua forma de consumo.

Quer entender melhor esse conceito e, quem sabe também, adotar algumas dessas práticas no seu dia a dia? Nós te ajudamos a viver de forma mais leve e conscientemente sustentável! Veja a seguir e saiba como.

Afinal, o que é consumo consciente?

Podemos dizer que consumo consciente é a busca por produtos, serviços e até formas de viver alinhados ecologicamente, através da economia de recursos, da compra consciente, utilização de bens até o fim de sua vida útil e reciclagem de materiais.

Um de seus intuitos é diminuir o consumo incontrolável e compulsivo, já que esse comportamento gera impactos negativos no meio ambiente.

Isso porque o consumo excessivo leva à superexploração dos recursos naturais disponíveis no planeta e, consequentemente, ao seu esgotamento e escassez, o que prejudica o equilíbrio ambiental.

Mas, como ser um consumidor consciente?

Do ponto de vista ecológico, o consumo consciente é aquele que se preocupa não só com o próprio bem-estar, mas com o da sociedade como um todo, além das gerações futuras, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos e da preservação ambiental.

Um consumidor consciente é capaz de transformar a sociedade através das suas escolhas de consumo, ao buscar esse equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade, sempre tentando obter mais impactos positivos que negativos em todas elas.

Ao se tornar um consumidor consciente, você automaticamente optará por um modo de vida que valoriza a responsabilidade de preservação do meio ambiente para uma maior qualidade de vida seu e da sociedade como um todo.

Esta escolha de maior consciência ambiental, mesmo que individual, quando transformada em ações, é capaz de ajudar o planeta e ainda influenciar e mobilizar outras pessoas a fazer o mesmo.

Como colocar o consumo consciente em prática?

O consumo consciente na prática precisa se valer de 4 ações: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo.

A consciência ecológica refere-se basicamente à forma de aquisição de bens de consumo ou serviços, ao levar em conta e dar preferência àquelas empresas consideradas ecologicamente corretas e que, no desenvolvimento das suas atividades, buscam o menor impacto ambiental possível ou que oferecem soluções que ajudam a preservar o meio ambiente.

Economia de recursos é como se utiliza o bem ou serviço adquirido, tendo como objetivo racionalizar o seu uso, reduzindo e evitando o seu desperdício, tais como água e energia elétrica, entre outras práticas.

Já a reciclagem se refere ao descarte do bem, passando a priorizar a sua reutilização e o reaproveitamento de materiais, além da utilização até o fim da vida útil desses produtos.

E o planejamento do consumo é possuir uma maior consciência na hora de comprar produtos ou contratar serviços, sempre com foco nas sua real necessidade e/ou reutilização, a fim de evitar o consumismo desnecessário e a consequente geração de impactos negativos no meio ambiente.

Assim, adotar o consumo consciente como estilo de vida é uma maneira de garantir a sustentabilidade do planeta de forma equilibrada hoje, e para as gerações futuras.

Dicas para se tornar um consumidor consciente

Já que o consumidor final é a ponta do ciclo da produção, adotar algumas atitudes sustentáveis podem minimizar o impacto ambiental. Assim, o consumo consciente trará mudanças de comportamento, evitando excessos e desperdícios, na tentativa de priorizar um estilo de vida mais leve e sustentável.

Para isso, é preciso refletir sobre os nossos hábitos de consumo, as nossas reais necessidades e os possíveis impactos que nossas escolhas irão causar no meio ambiente.

Um exemplo disso é fazer o uso de energia solar, contratando um serviço como o que a Leve oferece.

Através do sistema de geração distribuída, nós conectamos a sua casa, apartamento (próprio ou alugado) ou estabelecimento comercial às usinas solares fotovoltaicas, permitindo não só que você economize na conta de luz, mas que também contribua para construir um meio ambiente mais limpo.

Portanto, estar atento em fazer escolhas melhores na hora de contratar um determinado serviço – como, por exemplo, de que forma você quer consumir energia – é também um jeito de viver de maneira mais sustentável.

Conteúdos relacionados

Meu primeiro acesso:

Ótimo, estamos prontos para começar a aproveitar as vantagens da Leve.

Vem de Leve

Acessar minha conta

Que bom ter você conosco!
Vamos leva-lo até suas vantagens

Esqueci minha senha