Home Blog

A relação entre ESG e energia solar: O futuro sustentável agora!

A relação entre ESG e energia solar: O futuro sustentável agora!

Nos últimos anos tem crescido a preocupação de empresas de todos os portes e investidores em incorporar critérios ambientais, sociais e de governança em suas estratégias de negócio.

Nesse contexto, a energia solar tem se destacado como uma solução sustentável e alinhada aos princípios do ESG (ESG, na sigla em inglês, refere-se a Environmental, Social and Governance, ou, em tradução livre, Ambiental, Social e Governança).

Neste artigo, exploraremos a relação entre ESG e energia solar, destacando como a adoção dessa energia pode impulsionar práticas responsáveis e contribuir para um futuro mais sustentável. Acompanhe.

ESG e seus pilares

A energia solar oferecida pela Leve é produzida nas usinas fotovoltaicas, para serem injetadas junto à concessionária, que repassa os créditos de energia para a sua conta.

Ao aderir ao nosso serviço, você recebe a conta de luz já com os descontos desses os créditos relativos à energia limpa gerada.

Antes de discutir a relação com a energia solar, é importante compreender os pilares do ESG representado por cada uma das letras da sigla.

A letra “E” refere-se a fatores ambientais, como mudanças climáticas, emissões de carbono na atmosfera e gestão de recursos naturais. Já o “S” engloba aspectos sociais, como práticas trabalhistas, saúde e segurança de funcionários, apoio à diversidade e a comunidades locais. E, por fim, o “G” diz respeito à governança corporativa, abrangendo a transparência nos negócios, ética, estrutura de liderança, responsabilidade de líderes e da própria empresa.

Benefícios ambientais da energia solar

Já é de entendimento comum que a energia solar é uma fonte renovável e limpa, gerada a partir da luz do sol, sem emissões de gases poluentes na atmosfera durante a geração. Ao optar pela energia solar, empresas e indivíduos podem reduzir sua pegada de carbono (escala que mede as emissões de gases de efeito estufa originadas pela atividade humana), diminuindo sua dependência de combustíveis fósseis.

Além disso, a energia solar contribui para a preservação dos recursos naturais, mitigando problemas como a poluição do ar, o impacto sobre ecossistemas e a escassez de água.

Impactos positivos

A adoção da energia solar traz impactos positivos alinhados aos princípios do ESG.

Do ponto de vista ambiental, a relação entre ESG e energia solar é óbvia uma vez que, conforme já dito, ela é uma energia sustentável, ajudando o planeta ao preservar o meio ambiente.

Já do ponto de vista social, a necessidade de que fazendas solares sejam construídas, cria empregos locais, impulsionando a economia e a geração de renda de comunidades.

Além disso, a produção de energia solar descentraliza a geração energética, permitindo que indivíduos e empresas tenham maior autonomia em relação à escolha da sua própria forma de consumir eletricidade.

E, por fim, quanto ao pilar da governança, a energia solar também apresenta vantagens, já que empresas que investem nela demonstram um compromisso com práticas responsáveis, considerando o impacto de suas operações em toda a sociedade.

Atração de investimentos responsáveis

Mas, a relação entre ESG e energia solar vai além dos benefícios ambientais, sociais e de governança.

O crescente interesse dos investidores em projetos sustentáveis e a busca por investimentos responsáveis têm impulsionado o financiamento de iniciativas relacionadas à energia solar. Empresas com uma abordagem ESG têm maior probabilidade de atrair investimentos e parcerias estratégicas, que valorizam a sustentabilidade e buscam alinhar seus investimentos com os princípios do ESG.

Como adotar o consumo de energia solar no meu negócio?

A Leve foi criada para conectar usinas solares fotovoltaicas a consumidores não só residenciais, mas também comerciais de pequeno porte, em imóveis próprios ou alugados, permitindo uma economia na conta de luz de até 15%, a fim de ajudar a construir um meio ambiente mais limpo.

A contratação do serviço é feita de maneira totalmente digital e o mais importante: sem a necessidade de nenhum investimento ou obra no imóvel. É fácil e rápido!

Quer você também ser Leve e consumir energia solar no seu negócio, ou oferecer esse benefício aos funcionários da sua empresa? Vem falar com a gente!

Conteúdos relacionados

Meu primeiro acesso:

Ótimo, estamos prontos para começar a aproveitar as vantagens da Leve.

Vem de Leve

Acessar minha conta

Que bom ter você conosco!
Vamos leva-lo até suas vantagens

Esqueci minha senha